A natação sincronizada é um esporte híbrido, que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, consistindo aos nadadores (indivíduos, duetos, trios, equipes ou combos) executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e dramáticos na água, acompanhada de uma música.
A natação sincronizada exige habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água.
A origem do nado sincronizado é um pouco incerta, acredita-se que ele tenha surgido de acrobacias simples na água e que com a evolução delas, teria originado o ballet aquático (um pequeno esboço do que hoje é chamado de nado sincronizado) essa modalidade dotada de extrema plasticidade de movimentos foi ganhando espaço, se aperfeiçoando, até se tornar um esporte oficial. Antigamente, o ballet aquático (como era chamado na época) era visto apenas nos intervalos de competições de natação.
A primeira vez que se ouviu o nome oficial nado sincronizado foi em 1933, durante o primeiro mundial em Chicago. Durante o evento, após uma apresentação dos alunos de Katherine Curtis, o nadador medalhista de ouro Norman Ross cunhou o termo "natação sincronizada".
O nado sincronizado estreou-se em Londres, nos Jogos Olímpicos de 1948. Neste evento, não ocorreram disputas de medalhas, apenas apresentações. Esse foi um momento importante para esse esporte, que pela primeira vez conquistava projeção mundial.
Hoje, as regras e os movimentos do nado sincronizado não mudaram muito. O esporte é dividido em categorias, em idades, e níveis, de acordo com o tempo de prática do esporte.
Categorias:
- Infantil A: 9 e 10 anos
- Infantil B: 11 e 12 anos
- JuvenilA: 13, 14 e 15 anos
- juvenil:B 16 e 30 anos
- Sênior: acima dos 40 anos
Como no Brasil, o número de atletas não é muito alto, a CBDA organizou que as atletas de último ano de uma categoria pode "pular" para a outra, possibilitando a atleta mais jovem de competir na categoria acima. Isso é bom pois além de amadurecer as jovens atletas, faz com que elas fiquem mais confiantes nas competições de sua própria categoria. O nado sincronizado só começou a ser praticado de maneira esportiva na década de 1923, quando a norte-americana Kataryna Cortes organizou uma apresentação com suas alunas ao som da música “peixes antigos”. Na época, porém, a modalidade ainda era conhecida como balé artístico, por sua semelhança gestual com a música.
Competição e regras básicas
Esporte disputado somente por mulheres, o nado sincronizado consiste na execução de uma série de exercícios físicos dentro de uma piscina, acompanhados por música -também descrito como um balé aquático.
Nas Olimpíadas e nos Jogos Pan-Americanos existem dois tipos de apresentações: dueto e por equipe - formada por oito competidoras. As nadadoras competem em uma piscina de 50 m de comprimento, e têm uma área mínima de 12 m por 12 m para se apresentarem. Dentro da piscina são instalados alto-falantes subaquáticos para permitir as atletas ouçam as músicas de acompanhamento.
As competições são divididas em duas partes. A rotina técnica inclui elementos obrigatórios pré-estabelecidos pelos árbitros. Os duetos têm dois minutos e 20 segundos para realizá-la, enquanto as equipes não podem ultrapassar dois minutos e 50 segundos. São julgados o controle da atleta - altura, técnica e suavidade nos movimentos - e o desenho - ângulos e posições do corpo. As notas são divididas em duas: 50% para execução e 50% para impressão.
Na rotina livre, os duetos e equipes são livres para fazerem a seqüência de figuras que desejarem. Os movimentos têm que ser criativos e estarem de acordo com o ritmo da música. As duplas têm três minutos e 30 segundos para se apresentarem, enquanto os times têm quatro minutos. Cinqüenta por cento da nota é dada para a técnica e os outros 50% para a impressão artística das atletas.
Em caso de infrações, as nadadoras são punidas com a perda de pontos. Para o toque proposital no fundo da piscina e apoio na borda são descontados dois pontos. Se excederem o limite de tempo, um ponto é descontado. Já as vencedoras são conhecidas após a soma dos resultados das duas rotinas. A maior nota fica com a medalha de ouro.
Fonte: www1.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário