A esgrima é um esporte que evoluiu da antiga forma de combate em que o objetivo é tocar o adversário
com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o
florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.
Movimentos Básicos da esgrima
Florete
Florete é a arma mais comum entre os esgrimistas por ser uma lâmina mas flexível e mais leve do que a espada e que se joga com mais delicadeza no toque, no torso somente.É uma arma boa para o início de
aprendizagem. Exige postura, agilidade, equilíbrio e flexibilidade..
Espada
Por ser uma arma que pode atingir o corpo todo do adversário, deve-se jogar numa posição mas vertical assim sendo, ela é uma arma boa para jogadores mais altos especialmente aqueles que não tem tanta agilidade para se flexionarem como no florete ou no sabre.
Sabre
O sabre é a arma de duelo mais violenta e ágil. A sua lâmina é a mais flexível de todas as três. O atacante
pode usar o sabre como um chicote em que a lâmina é tão flexível que nem o bloqueio do adversário poderá
bloquear a parte frontal da lâmina do adversário que se dobra por cima da lâmina do defensor. O sabre exige muita rapidez e um grande preparo físico.
Equipamentos
1 Jaqueta, 2- Luvas, 3- Fios, 4- Armas, 5- calça, 6- Máscara, 7 - Plastrom
De acordo com Marco Antônio Travisani Martins, integrante da equipe brasileira de esgrima; " As pessoas têm uma visão da esgrima como sendo um esporte muito caro. Na verdade se compararmos a outros, existem alguns muito mais elitizados. A compra do material completo, que permite você colocar seu filho praticando esgrima, não sai por mais de US$ 500,00. E é um material que pode durar de 3 a 4 anos"
Neste vídeo o professor Ricardo Salles dá uma breve explicação sobre o esporte incluindo também uma idéia de preço para a prática deste.
Pista
A pista tem quatorze metros de comprimento, mais um metro e meio a dois metros de recuo, zonas que também podem ser utilizadas. A largura da pista é elevada do chão e usada como uma malha condutiva aterrada para o uso eletrônico. Se um esgrimista sair da pista lateralmente para fugir de um golpe, poderá retomar porém deverá andar um metro para trás. Se sair pelo fundo, será dado ponto para o adversário.
Etiqueta
Os adversários ao entrarem na pista se cumprimentam, também ao árbitro e os assistentes. O movimento é feito rapidamente com as armas, em seguida colocam suas máscaras.
Regras Gerais
No florete vale tocar com a ponta da arma apenas no tronco do adversário (frente e costas) e na região ventral.
Na espada vale tocar com a ponta da arma em qualquer lugar do corpo.
No sabre vale tocar com a ponta e com o cote ou contra corte da lâmina da arma. A região que deve ser atingida fica da cintura para cima, incluindo braços e excluindo mãos.
Benefícios
Como todo esporte a esgrima tem muitos benefícios para quem pratica. Ela aumenta a força, o equilíbrio e as habilidades corporais; melhora a resistência muscular; ajuda na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões, além de ajudar no desenvolvimento da coordenação motora.
Fonte: Wikipédia
Aqui neste vídeo a professora Luciana Venâncio mostra como ensina os movimentos básicos da esgrima para seus alunos na aula de educação física.
Onde praticar
Existem vários endereços procurando no link abaixo, mas o que me chama a atenção é que não tem nenhum local para a prática na minha região (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá....). Se alguém souber é só me informar que colocarei aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário