sábado, 29 de setembro de 2012

Arco e Flecha



Vamos a um pouco de História


A prática de utilizar um arco e flechas, para atingir um alvo surgiu como atividade de  caça e guerra nos primórdios da civilização. O tiro com arco foi introduzido nos jogos olímpicos modernos em 1900, sendo disputado até 1920, mas a discrepância entre as regras aplicadas nos diferentes países fez com que a modalidade ficasse ausente no evento por várias décadas. Somente a partir de 1972 com a adoção de novas regras, o tiro com arco voltou então como um desporto olímpico.



Equipamento



No tiro com arco moderno são utilizados principalmente dois tipos de arco: o recurvo e o composto. Há também uma enorme variedade de arcos de origens étnicas, entre os quais inclui-se o longbow. São frequentemente feitos à mão, com materiais não industrializados e contam com competições específicas.




Arco Recurvo





 É o  único tipo de arco permitido nos Jogos Olímpicos. Basicamente um arco recurvo é composto por lâminas, punho e corda. Adicionalmente são costumeiramente acrescentados outros componentes, como mira, estabilizadores e outros.O seu princípio de funcionamento baseia-se na acumulação de energia nas lâminas do arco, que são peças acopladas ao punho (local onde se segura o arco). Essas peças são feitas de madeira laminada ou materiais sintéticos, dentre os quais se destacam os compostos de carbono.


Arco Composto



 O arco composto moderno possui um sistema de roldanas elípticas, que aumentam a quantidade de energia armazenada pelo arco, permitindo ao arqueiro reduzir a força que emprega enquanto tensiona o arco. Dessa forma, um arqueiro alcança facilmente maiores potências de tiro, a partir de 60 libras, o que torna o uso deste equipamento muito popular não só em competições, como também na caça esportiva de animais de grande porte.
A corda do arco, feita de kevlar e de outros materiais sintéticos de elevada resistência e durabilidade, deve ser esticada com auxilio de gatilho para arco composto, com ambos os braços em linha reta, até encostar no queixo. Só depois de conseguir fazer naturalmente este movimento, sem esforço exagerado, é que o candidato a arqueiro começa a praticar com flechas.

Flecha



A flecha consiste em uma haste de seção circular, possuindo na extremidade anterior uma ponta perfurante e na extremidade posterior um conjunto de três aletas estabilizadoras, conhecidas como penas. As penas são afixadas lateralmente no corpo da flecha, enquanto na extremidade propriamente dita é colocada uma peça em forma de "U", conhecida como nock, cuja finalidade é prender a flecha na corda do arco. As flechas modernas podem ser feitas de alumíniomadeira, de fibra de carbonocom pontas de açonock plástico e aletas plásticas ou penas naturais de ganso.

Alvo


Os alvos são feitos de papel simples ou entretelado, ou de materiais sintéticos, como o Tyvek®. Consiste em um diagrama de anéis concêntricos graduados de 10 a 6 a partir do centro, identificado pelas cores amarelo (10 e 9 pontos), vermelho (8 e 7) e azul (6 pontos). Nos torneios outdoor, o alvo é complementado com anéis no valor de 5 a 1, nas cores azul(5), preto (4 e 3) e branco (2 e 1). Quem manda uma flecha bem no meio, no número 10, "acerta na mosca", como é popularmente chamado o ponto central do alvo identificado com um sinal de +.
O tamanho do alvo obedece padrões internacionais de tamanho de acordo com a distância em que as flechas são atiradas. No início do aprendizado, alvos são colocados a cinco ou dez metros de distância. Com o tempo, o atleta começa a treinar com distâncias maiores, até chegar aos dezoito metros, medida padrão das competições em ambientes fechados (indoor). Em competições indoor cada arqueiro dispara duas séries de trinta flechas, totalizando sessenta flechas em alvos de 20 centímetros de diâmetro. Em torneios ao ar livre, o alvo chega a 122 cm de diâmetro para distâncias de até 90 metros.






Formas de competição

Algumas competições internacionais utilizam na fase de qualificação o chamado Fita Round, no qual os arqueiros atiram a distâncias de 90, 70, 50 e 30 metros para homens e 70, 60, 50 e 30 metros para mulheres, disparando 36 flechas em cada uma. Após isso segue-se do combate em duplas, que determinará o campeão do torneio.
Em alguns campeonatos é apenas feito o Fita Round. O título de Campeão Brasileiro de Tiro com Arco é atualmente dado ao vencedor do Fita Round.
Outra modalidade aplicada ao tiro com arco, é a prova indoor, onde o arqueiro ou arqueira, a 18 metros do alvo, atira dez séries de três tiros em 2 rounds, perfazendo o total de sessenta tiros, podendo alcançar um máximo de 600 pontos.









Tiro com arco nos Jogos Olímpicos




Nos Jogos Olímpicos jogam-se quatro eventos de tiro com arco, todos realizados ao ar livre, utilizando um arco recurvo na distância de setenta metros. A prova é disputada individualmente e por equipes, por ambos os sexos.
Na rodada qualificatória, 64 arqueiros disparam 72 flechas (6 séries de 6 flechas em duas rodadas) sobre um alvo com 1,22 metro de diâmetro. A pontuação obtida é usada para formar as chaves da fase eliminatória (o 1º contra o 64º; o 2º contra o 63º e assim por diante). Na fase eliminatória e feito o "combate olímpico", disputa entre dois arqueiros a 70m na qual são disparadas 4 rodadas de 3 flechas, o arqueiro com a pontuação maior avança para a fase seguinte.





Fonte: Wikipédia


FPAF - Federação Paulista de Arco e Flecha
info@fpaf.com.br
(11) 3785-5757
http://www.fpaf.com.br
Onde praticar o arco e flecha em São Paulo
Capital

Arco e Flecha Bandeirantes
Av. Nova Cantareira, 743
Fone (11) 3586-2837
Responsável Técnico: Kokiti Uehara

Arqueiria Ibirapuera
Rua Joaquim Távora, 1545
Fone (11) 5083-3454 / 5083-4053
Responsável Técnico:

CIAF – Clube Ibirapuera de Arco e Flecha
Rua Lins de Vasconcelos, 804 - Balneario do CambuciFone (11) 5572-1975
Responsável Técnico: Daltely dos Santos

Clube Atlético Morumbi
Rua Antonio Mariani, 31
Fone (11) 3803-9460 / 9977-3350 / 7439-1004

CMSP – Circulo Militar de São Paulo
Rua Abílio Soares, 1589
Fone (11) 3884-4055
Responsável Técnico:

Clube Esperia
Av. Santos Dumont 1313
Fone (11) 2223-3300 – ramal 3415
Responsável Técnico: Reinaldo A Nunes

Sociedade Esportiva Palmeiras
(só para sócios)
Rua Turiassu, 1840
Fone (11) 3873-2111
Responsável Técnico: Miguel A Cesar

Sigma 3 Tiro com Arco
Fone (11) 3785-5757
Responsável Técnico: Carlos Henrique Monteiro


Interior
AABB – Ribeirão Preto
Av. Portugual, 3035 – City Ribeirão
Fone: (16) 3965-1397 e (16) 9601-2645
Responsável Técnico: Ronaldo Nacaxe

ARP Arqueiria São Jose do Rio Preto
Rua Gilberto Lopes da Silva, 55 apto 302-A
Fone (17) 3216-6771 / (17) 9774-6259
Responsável Técnico: Rubem Severian Loureiro


Baixada Santista
SANTOS ATLÉTICO CLUBE - Clube dos Ingleses
Rua Santa Catarina, 127 - Bairro José Menino
Instrutor: Gerson Limeres
Responsável: Samuel Castro
site: www.arcoeflechaingleses.com.brFone (13) 9629-0022

ARQUEIROS DO ATLÂNTICO - Treinamentos e Eventos de Tiro com Arco
Praça Patriarca José Bonifácio, 59-s/20 - Santos-SP-Brasil
Técnico: Samuel Castro
site: www.arqueirosdoatlantico.com.brFones (13) 4042-2340- 9629-0022
 

"No ABC, a Escola de Tiro com Arco e Flecha Dhara, em São Caetano (rua Caetano Garbelotto, 56, no bairro Olímpico é a única da região, aposta em atletas mais jovens e disponibiliza equipamentos para aulas e treinos com o objetivo de popularizar o esporte.O custo mínimo mensal para quem quer começar a praticar tiro com arco em São Caetano é de 80 reais por uma aula semanal com duração de duas horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4238-3775."





sábado, 22 de setembro de 2012

Esgrima


A esgrima é um esporte que evoluiu da antiga forma de combate em que o objetivo é tocar o adversário
com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o
florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.



Movimentos Básicos da esgrima





Florete









Florete é a arma mais comum entre os esgrimistas por ser uma lâmina mas flexível e mais leve do que a espada e que se joga com mais delicadeza no toque, no torso somente.É uma arma boa para o início de
aprendizagem. Exige postura, agilidade, equilíbrio e flexibilidade..


Espada





Por ser uma arma que pode atingir o corpo todo do adversário, deve-se jogar numa posição mas vertical assim sendo, ela é uma arma boa para jogadores mais altos especialmente aqueles que não tem tanta agilidade para se flexionarem como no florete ou no sabre.


Sabre






O  sabre é a arma de duelo mais violenta e ágil. A sua lâmina é a mais flexível de todas as três. O atacante
pode usar o sabre como um chicote em que a lâmina é tão flexível que nem o bloqueio do adversário poderá
bloquear  a parte frontal da lâmina do adversário que se dobra por cima da lâmina do defensor. O sabre exige muita rapidez e um grande preparo físico.










Equipamentos







1 Jaqueta, 2- Luvas, 3- Fios, 4- Armas, 5- calça, 6- Máscara, 7 - Plastrom




De acordo com  Marco Antônio Travisani Martins, integrante da equipe brasileira de esgrima; " As  pessoas têm uma visão da esgrima como sendo um esporte muito caro. Na verdade se compararmos a outros, existem alguns muito mais elitizados. A compra do material completo, que permite você colocar seu filho praticando esgrima, não sai por mais de US$ 500,00. E é um material que pode durar de 3 a 4 anos"



Neste  vídeo o professor Ricardo Salles dá  uma breve explicação sobre o esporte incluindo também uma idéia de preço para a prática deste.





Pista






A pista tem quatorze metros de comprimento, mais um metro e meio a dois metros de recuo, zonas que também podem ser utilizadas. A largura da pista é elevada do chão e usada como uma malha condutiva aterrada para o uso eletrônico. Se um esgrimista sair da pista lateralmente para fugir de um golpe, poderá retomar porém deverá andar um metro para trás. Se sair pelo fundo, será dado ponto para o adversário.


Etiqueta



Os adversários  ao entrarem na pista se cumprimentam, também ao árbitro e os assistentes. O movimento é feito rapidamente com as armas, em seguida colocam suas máscaras.




Regras Gerais










No florete vale tocar com a ponta da arma apenas no tronco do adversário (frente e costas) e na região ventral.





Na espada vale tocar com a ponta da arma em qualquer lugar do corpo.




No sabre vale tocar com a   ponta e com o cote ou contra corte da lâmina da arma. A região que deve ser atingida fica da cintura para cima, incluindo braços e excluindo mãos.






Benefícios


Como todo esporte a esgrima tem muitos benefícios para quem pratica. Ela aumenta a força,  o equilíbrio e as habilidades corporais; melhora a resistência  muscular; ajuda na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões, além de ajudar no desenvolvimento da coordenação motora.








Fonte: Wikipédia


Aqui neste vídeo a professora Luciana Venâncio mostra como ensina os movimentos básicos da esgrima para seus alunos na aula de educação física.









Onde praticar



Existem vários endereços procurando no  link abaixo, mas o que me chama a atenção é que  não tem nenhum local  para a prática na minha região (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá....). Se alguém souber  é só  me informar que colocarei aqui.